Confira essas estratégias para vender mais e alavancar os resultados do negócio.
Utilizar estratégias para vender mais é a melhor forma de garantir um crescimento estável para o negócio.
O investimento em
estratégias para vender mais é uma parte importante em prol do crescimento de
qualquer empresa. Afinal, essas medidas impulsionam o negócio a ir além de
apenas mostrar o seu produto/serviço na esperança de que o potencial cliente
decida por consumi-lo. Na prática, essas táticas chamam atenção do público e
tendem a fidelizar o consumidor.
Portanto,
incorporá-las nos seus processos é uma forma de garantir novos compradores e
manter a retenção dos antigos. A pergunta-chave é: como fazer isso?
Neste
post, separamos algumas das principais estratégias para alavancar os resultados
de vendas do seu empreendimento. Continue a leitura e confira!
Por que é tão
importante que o pequeno empresário adote estratégias para melhorar as vendas?
Toda
empresa almeja ter uma constância na sua rotina de vendas, já que estamos
falando de uma das melhores formas de garantir a sua existência a longo prazo.
Nesse contexto, quando se trata de pequenos e médios negócios, a frequência é
ainda mais importante, pois a estabilidade no número de compradores é um dos
principais pilares para o crescimento.
Afinal,
no dia a dia, isso significa mais lucro e, consequentemente, mais investimentos
visando à contínua melhoria do empreendimento. O fato é que as vendas não
acontecem "magicamente". Ou seja, é preciso investir em boas táticas,
principalmente porque será necessário lidar com os consumidores e com a concorrência.
Logo,
pode-se dizer que há um trabalho dobrado: mostrar que a sua marca é o que o
cliente procura e superar as ações de outros negócios. Diante disso, ao
utilizar estratégias para vender mais e melhor, a gestão passa a ter mais
controle dos seus processos e consegue, inclusive, alinhá-los ao planejamento
da companhia.
Como
começar?
Antes
de elencarmos as técnicas, mostraremos algumas dicas-chave de uma parte
fundamental da venda: o discurso. De modo geral, o termo remete a uma
apresentação com a finalidade de convencer o potencial comprador. Ou seja, é o
que o time comercial abordará quando estiver "cara a cara" com o
público-alvo — por isso é um processo bastante decisivo para o negócio.
Na
prática, existem alguns passos fundamentais para a elaboração de um discurso de
vendas eficiente. Os principais envolvem:
·
um planejamento — que,
geralmente, serve para todas as estratégias que forem implementadas no negócio,
mas, quando se trata do discurso de vendas, é imperativo determinar qual é o
objetivo a ser alcançado e quais serão os principais estágios;
·
a elaboração de um
roteiro — pois é interessante definir como será a abordagem, por
exemplo, escrevendo em detalhes quais frases serão utilizadas, visando a uma
comunicação que seja persuasiva e atentando para as possíveis dúvidas do
consumidor;
·
o treinamento — assim que o
roteiro for concluído, o ideal é repeti-lo até a incorporação, levando em conta
que não há problemas em utilizar outras palavras, desde que tenham o mesmo
sentido, pois isso trará mais confiança durante a abordagem;
·
a testagem — é o momento de
colocar em prática o que foi elaborado, portanto, inicialmente, é recomendável
praticar a abordagem com pessoas conhecidas, pedindo feedbacks e considerando
que aquilo que for apontado será relevante para eventuais ajustes no intuito de
melhorar a argumentação;
·
a prática — por fim, é
hora de abordar os seus clientes, então, caso você perceba que a abordagem não
está gerando os resultados esperados, reinicie o processo.
Quais são
as principais estratégias para alavancar as suas vendas?
De
modo geral, todo consumidor está buscando uma solução; ele quer resolver algo.
Por exemplo: alguém que decide assinar um serviço de streaming de séries e filmes
está à procura de entretenimento.
Sendo
assim, vamos a uma das primeiras percepções quando o assunto envolve o consumo:
a sua empresa está oferecendo uma solução para um empecilho enfrentado pelo
potencial comprador. Nesse sentido, as estratégias de vendas são apenas
maneiras de apresentar essa “resposta” de uma forma mais eficiente.
A
seguir, confira 7 principais táticas que potencializarão os seus resultados!
1. Entenda
o seu cliente
É
difícil começar a traçar qualquer estratégia de venda ou de marketing sem saber
com quem se está falando. Portanto, é essencial conhecer o seu cliente — etapa
que pode ser dividida em duas fases: definição do público-alvo e determinação
da persona.
O
primeiro passo envolve uma abordagem inicial para entender o grupo de pessoas
que consome os seus produtos/serviços. Ou seja, na definição do público-alvo,
não há espaço para detalhes e aprofundamentos. A ideia é coletar apenas
informações mais básicas, como idade, gênero, região, grau de escolaridade etc.
Agora,
no caso da determinação da persona, as referências são muito mais minuciosas.
Até porque ela representa o seu cliente ideal, consistindo na junção das
características mais presentes nos seus consumidores. Por isso, além da idade,
do gênero e da região, por exemplo, os dados destacam a profissão, o que o
cliente espera com a aquisição da sua solução, quais são os seus hobbies, entre
outros dados.
A
condução dessas duas fases dependerá de uma boa pesquisa. Nesse caso,
formulários e redes sociais funcionam como boas fontes
para esse processo. Com essas informações em mãos, você terá material
suficiente para entender os seus consumidores e alinhar a sua estratégia
visando à atração.
2. Ajude os
consumidores
Com
a persona e o público-alvo bem definidos, você começará a desenvolver campanhas
mais atrativas para os consumidores. No entanto, uma parte essencial desse
processo é a clareza.
Ou
seja, não basta só criar anúncios bem escritos e com mensagens compreensíveis.
Em muitos casos, é necessário explicar para o potencial comprador o que ele
precisa; qual é a solução certa para o seu problema.
Sendo
assim, é interessante instruí-lo, mostrando os principais aspectos do que o
incomoda e direcionando-o para a resposta que é oferecida pelo seu produto.
Nesse momento, é comum que estratégias de marketing de conteúdo sejam
importantes, visto que um dos principais objetivos delas é ensinar o
consumidor.
3. Não
subestime os seus compradores
Acredite:
essa é uma estratégia importante, pois evita um hábito bem comum durante a
venda, que é "enrolar" o cliente. Ou seja, fornecer informações pouco
precisas e que, por vezes, não condizem com a realidade, apenas com o intuito
de valorizar a solução ofertada pela empresa.
É
indispensável evitar esse erro, até porque, com a Internet, os consumidores têm
acesso a todas as informações sobre o seu produto e/ou serviço, inclusive a
sites especializados em mostrar as principais reclamações acerca do negócio.
Portanto, sempre trabalhe com uma comunicação verdadeira. Nunca subestime o seu cliente, já que isso diminuirá a confiança
dele na marca e afetará a reputação da sua empresa e, como consequência, as
vendas.
4. Invista
em fidelidade
Uma
parte essencial para a atração e para a retenção de clientes é o investimento
em incentivos para que eles usem os seus produtos ou serviços constantemente.
Nesse contexto, o sistema de fidelidade oferece inúmeras vantagens quando esse
é o objetivo, uma vez que consegue tanto fazê-los recorrerem à sua empresa
periodicamente quanto fortalecer a visão que eles têm do negócio.
Por
exemplo: é muito comum o uso do modelo de acúmulo de pontos. Na prática, quanto
mais os compradores consomem uma solução ou utilizam um serviço da marca, mais
eles ganham, podendo trocá-los posteriormente por descontos, outros produtos e
até facilidades em estabelecimentos parceiros.
É
claro que, no caso de um pequeno negócio, essa fidelização precisará de uma
adaptação. Descontos e até mesmo um segundo produto em uma mesma compra podem
ser uma boa forma de aplicar a estratégia.
5. Utilize
múltiplos canais
Trata-se
de uma estratégia muito bem-vinda para as vendas feitas no meio digital. Afinal, quanto maior o número de
lugares em que a sua empresa estiver, maiores serão as chances de a marca ser
encontrada pelo cliente certo.
Basicamente,
a tática de múltiplos canais envolve o investimento em diferentes plataformas,
não só para a divulgação, mas também para a conclusão da compra. Conhecida como
omnichannel, a iniciativa atende a uma necessidade muito específica dos
consumidores atuais: ser capaz de adquirir o seu produto/serviço de onde estiverem e quando
quiserem.
Portanto,
não basta ter um canal de vendas nas redes sociais. É preciso também ter um
site especializado, oferecer atendimento pelo WhatsApp e pelo telefone, entre
outros canais.
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